Blog dos Jovens Cientistas e Investigadores


Projecto TIC@Pedal
Maio 5, 2010, 11:39 am
Filed under: Uncategorized

Participação na Mostra Ciência em Lisboa (17º Concurso Jovens Cientistas) de João Soares, António Faria, António Costa- projecto TIC@Pedal, acompanhados pelas docentes António Torres, Ana Ferreira e Diana Monteiro,

Esta Mostra realizou-se de 21 a 23 de Maio de 2009. Dos muitos projectos inscritos, foram seleccionados aproximadamente cem, entre os quais “TIC@Pedal, nº148” que tivemos o enorme privilégio de fazer parte. Trata-se de um projecto de engenharia, dirigido para combate do sedentarismo e obesidade nos jovens e ainda a produção de energia renovável. Trata-se de uma bicicleta reclinável, com suporte para computador portátil que, ao pedalar, produz energia eléctrica. Com este projecto decidimos então participar no concurso para o qual nos preparamos nos meses que antecederam. Durante a participação, o nervosismo crescia sempre que um júri nos entrevistava, queríamos mostrar tudo o que o nosso projecto representava e, simultaneamente, existia o receio de não nos conseguirmos fazer entender. Contra todas as nossas expectativas, fomos galardoados com o segundo lugar, algo que, de tão inesperado para nós, se tornou emocionante. Foi um dos dias mais importantes das nossas vidas pois, pelo termos participado numa Mostra de Ciência a nível internacional e ainda termos conseguido alcançar um nível tão elevado. Foi extraordinário para nós. A grandiosidade do evento deixou-nos perplexos, afinal de contas iríamos participar num concurso internacional, no qual estariam presentes os melhores projectos dos vários países. Esta seria uma das experiências mais marcantes para todos, uma vez que nunca nenhum de nós tinha até então feito participado numa aventura destas.

Iríamos poder, assim, conhecer outras culturas e fazer novas amizades e sobretudo representar o nosso país. Foi crescendo dentro de nós um sentimento de responsabilidade e de vontade em representar o país da melhor forma possível. No início, tivemos algumas dificuldades em nos adaptarmos mas que se foram ultrapassando, pois começamos a ter os primeiros contactos com outros participantes.

 O nervosismo aparecia quando um júri se aproximava, mas a nossa primeira avaliação do júri correu bem. Apesar do tempo que, por vezes, tínhamos que permanecer nos stands de exposição do projecto fomos procurando conhecer os outros projectos que eram de grande qualidade, e verificamos então, a existência de diversos temas e projectos muito aliciantes e prometedores. O nosso espírito de equipa esteve sempre presente, a capacidade de nos ajudarmos uns aos outros foi fundamental. Para além disso tínhamos a ajuda dos nossos docentes que estiveram sempre ao nosso lado, ajuda essa que foi essencial para podermos ultrapassar todas as dificuldades e podermos assim dar o nosso melhor. A cada hora que passava e a cada avaliação ao nosso projecto com um elemento do júri, crescia o receio de não termos explicado bem o nosso projecto e até que ponto teríamos passado a mensagem que queríamos transmitir. Uma das nossas maiores dificuldades foi explicar o projecto e funcionalidade em inglês. Contudo conseguimos ultrapassar tudo isto com uma entusiasmante vontade de expor mais e dar mais informações acerca do projecto. O contacto com pessoas de culturas e países completamente distintos foi fantástico, pois fomos aprendendo coisas que até então eram desconhecidas para nós. Pudemos ainda dar a conhecer um pouco da nossa cultura. E assim fizemos inúmeras amizades, espalhadas por todos os continentes, o que aumentou em larga escala a nossa agenda de contactos. Para nós, o objectivo deste concurso concretizou-se: aprender, desenvolver, conhecer e aumentar o interesse que são mais-valias para os jovens. Descobrimos que a participação num concurso destes poderá ter importância na construção de um futuro melhor, sem dúvida que foi muito motivador. Por isso, concursos como este, são sem dúvida uma mais-valia. Esta experiência desenvolveu em cada um de nós valores necessários para nos ajudar a preparar em adultos de amanhã bem alicerçados para dirigir um mundo melhor.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário